Deixe seu recado (2)

Eu já havia postado isso por aqui, lá atrás, no começo do blog e hj, ao abrir o msn e ver a newsletter da revista Casa e Jardim, vi de novo, deve até ser matéria da revista desse mês: uma parede, em algum ambiente, pintada com tinta para lousa e transformada num canto de recados, onde a família e amigos se comunicam, anotam recados,receitas, mensagens e tudo mais.E resolvi postar de novo esse tipo de idéia, com as fotos da revista e mais umas 3 que eu ainda tinha aqui.



Na revista, diz que essa parede foi pintada com tinta para lousa rosa.Eu nem sabia que esse tipo de tinta já existe em cores como rosa, achava até então que era nas cores padrão: cinza,preto,verde,azul escuro....



Na saleta de almoço, uma parede inteira pintada de verde-lousa.Adorei a cor.E fiquei curioso: quem será o Ogro que está nos lembretes? banhar o Ogro às 7:00 horas e trocar o Ogro às 20:00 hs rsrsrsrsrsr.Seria o Ogro algum pet? Ou alguma criança? Eu heim? rsrsrsrsr


Nessa cozinha, além de receitas e recados, tem até um diagrama dos cortes de carne, achei bem legal.O pessoal dessa casa deve adorar churrasco.


Na área de almoço, num apartamento pequeno, a lousa fica sobre o banco, provavelmente para que as crianças possam acessá-la mais facilmente.


Outra lousa, pegando uma parede inteira.




Nesse caso aí, como a cozinha é muito bem iluminada, inclusive por iluminação natural, pode-se usar o tradicional preto-lousa.


E nesse banheiro, a parede do lavatório é toda em preto também, que faz um contraste legal com as peças brancas.


No mesmo banheiro, a caixa de acrílico que contém os gizes acaba virando um elemento decorativo.Além dos moradores, as vistas também deixam seus recados.


E essa e as seguintes são do site Apartment Therapy: uma parede na sala de jantar, já no caminho da escada, com muitos recados....


Uma caixa de madeira, do chão ao teto, com tubos de pvc dentro, com duas funções: adega e lousa de recados.Para quem adora vinho, sempre tem uma adega bem abastecida, uma ótima idéia, que ocupa quase nenhum espaço.


E um globo terrestre, que foi pintado de preto para servir de lousa.Achei meio forçado, mas vai saber né? Pode ser que o globo já estivesse danificado e resolveram dar essa nova utilidade à ele...
fotos: Casa e jardim, Apartment Therapy

Sucata que vira luz

Eu adoro luminárias, porque com elas, você não depende só da luz do teto e pode iluminar um ambiente de uma forma mais suave, aconchegante.E tanta coisa pode virar luminária...aqui vão algumas idéias que andei vendo pela net, no google imagens.E duas lá de casa.

Um balde de zinco + um moedor de carne.

Um clindro de máquina de lavar, em inox.Fácil de achar em qualquer ferro velho.

Uma peçaque faz uma mistureba: um fltro de metal, uma vasilha e uma alça de moedor.

Lá em casa 1 : sabe aqueles elementos vazados de vidro, que normalmente se usam em lavanderias, para substituir uma janela, e dar claridade e ventilação? Normalmente em prédios antiguinhos tem.Esse elemento vazado que usei , nessa luminária, já vi até servindo de vaso por aí, com plantas que crescem na água.Então: emborquei um no outro, fiz uma base e uma tampa de borraha EVA grossa, e juntei as peças (as duas peças de vidro, a base e a tampa) com um elástico feito de....câmara de bicicleta !Em cima e embaixo, o elástico faz um "X" e prende a luminária pelos cantos.E dentro, a instalação elétrica.Quando quero trocar a lâmpada, solto os elásticos , somente.
Em casa 2: Peguei um ralador de queijo, fiz com arame os 4 pézinhos, e os colei por dentro com durepóxi.Aí , passei o fio para o soquete por uma das ranhuras de fatiar , e só depois coloquei o soquete.E só.

Essa e a debaixo, achei geniais.Canos de ferro, "cotovelos", "Ts", juntas e até um registro de torneia, fazem a estrutura da luminária.E o soquete, instalado na saída de "água".amei


Uma lata+ um caninho de metal+ uma pinça = luminária.

Essa é muito bacana: uma chaleira toda furadinha, soldada em uma peça dobrável de metal, presa numa tábua de madeira, dessas de bater carne.E uma xícara com direito a pires.
Essa é linda: no mesmo sistema da anterior, muitos furos fazem uma "renda" com o metal do bule.Muita paciência e várias brocas para fazer isso...

E mais um cilindro de máquina de lavar, de inox, fixado à uma base, que vira luminária moderna de piso.Eu já postei aqui um banco e uma mesa de centro feitas com a mesma peça.

A base é uma cafeteira tipo italiana e a cúpula, forma de bolo....

Uma tigela de metal, vários garfos e uma lâmpada de spot. Uma coisa meio nave espacial....

Lamparinas

Faltou luz e você vai ter que acender algumas velas?Ou vai rolar uma festinha em casa, e você quer criar um clima aconchegante?Ou está afim de economizar velas e a mãe natureza?Que tal usar uma tecnologia milenar, a das lamparinas de óleo?

Você vai precisar de uns vidros de geléia, desses pequenos.Ou de qualquer vidro pequeno com tampa rosqueada.E para fazer o pavio, um cordão que se chama rabo-de-gato, que você compra em qualquer bazar ou armarinho e óleo de cozinha, pode ser de soja, de girassol, de milho, de canola (para um foguinho mais diet rsrsr), só tem que ser óleo novo, sem ter sido usado...

Com cuidado, faça um furo na tampa, o suficiente para passar o cordão.

Com o cordão previamente encharcado de óleo, atravesse-o na tampa, deixando uma ponta para fora.

Importante: não encha de óleo o vidro todo, deixe uma área de uns dois dedos livre.Porquê? Porquê sim, é necessário esse espaço de "respiro", até para não manter o óleo muito perto do calor da chama em si...afinal, queremos fazer uma lamparina e não um coquetel molotov rsrsrsr

E tchananamm: uma lamparina á oleo, sucesso e eficiência desde os antigos sumérios, egípcios, chineses e outros povos antiguésimos.
Claro que é legal achar uns vidros com um formatinho bacana, diferente, dar uma passada de bombril na tampa para apagar coisas escritas ali, tirar o rótulo do vidro, dar um toque pessoal na lamparina com uma pinturinha ou detalhe no vidro...invente, tente, faça diferente rsrsrsrsr

Estante de tubos

Uma estante feita com fatias de tubos de papelão, desses que vem com cola ou tintas, produtos químicos, etc.Uma idéia do site Apartment Therapy:

Aqui, se apoiou a estante na parede, de um lado, e do outro, foi colocado um calço, para que os tubos não saiam rolando.Mas acho que isso não é necessário: basta colar um tubo no outro, com cola forte (cola de sapateiro). Os tubos foram pintados de preto por fora e de branco, por dentro.E dentro, pequenas pranchas de madeira, para fazer a superfície reta interna, acho que coladas também.Eu colaria.E aqui se usaram tubos de diâmetros diferentes.Fácil de fazer.

Malas, de novo.

Só para "gastar" as últimas fotos de malas, que eu ainda tinha aqui: mais algumas idéias de uso para malas antigas e fora de uso.

Em casa eu tenho um baú antigo , daqueles que se usavam em viagens de navio e tal... Ele abre como um armário, e tem uma tampa de cima que levanta e tem espelho, e prateleiras dentro.Tem uma etiqueta de metal informando o nome da marca (Osh Kosh Company, NY) e o ano de fabricação :1915.Fico imaginando por onde ele andou, se viajou muito ou pouco...Em casa ele cumpre a função de aparador/maleiro: é nele que jogo as chaves,carteira,celular, etc e também onde guardo a mochila/pasta/bolsa que estiver em uso.E ainda guardo uma caixa arquivo com as contas da casa.E ainda serve de suporte pro meu Dragão de proteção chinês e mais dois bonsai, que só ali se dão bem, em outro lugar da casa morrem.Como se vê, multi-função é pouco para ele.

Achei esse aparador feito com malas muito bacana.Várias malas apóiam um tampo de madeira.


E que tal almofadas em formato de mala?

Ou uma mini horta dentro de uma?

No quarto de hóspedes, uma mala com um kit de boas vindas: toalhas, artigos de banho, etc.

Uma mala banquinho, com rodinhas.

E mais alguns exemplos de bancos feitos com malas e pernas de bancos...






esasa, mais elaboradas, com pezinhos estruturados em alumínio.

E malas de cabeceira, que além de apoiar as coisas de cabeceira, ainda guardam coisas que são pouco usadas dentro.




E a montagem das malas banquinho: dentro dela, uma placa de madeira, para apoiar os pés.Depois, é só enchê-la de algo para estofar, tipo espuma em flocos.



E chega de malas rsrsrs

Luminária "Japonesa"

Essa é do site Re-nest: uma luminária estilo oriental, de papel de seda e varetas de pipa.Você vai precisar de 5 folhas de papel de seda, 20 varetas para pipa, cola branca, um pedaço de papelão bem firme e espesso para a base, soquete de lâmpada, fio elétrico, interruptor para abajur, plug macho para ligar na tomada.

Corte as varetas para fazer um quadrado de 30x30 cm com elas.Cole as varetas sobre o papel de seda, formando um quadrado.Dentro do quadrado, cole varetas de 20 cm, formando o desenho como na foto abaixo.É como fazer um pipa!Cole bem alinhadinho e caprichado, pois essa face, com as varetas, vai ficar para o lado de fora.

Faça 5 peças dessa.Quatro para as laterais e uma para a tampa.Aí, corte um quadrado de papelão de 30x30 cm para a base.Cole o soquete já com a fiação instalada, no meio deste quadrado.O fio deve sair por uma das laterais, ou sob ela ou através dela, por um furinho.Dica: cole o fio na base da luminária, desde a saída dele no soquete até a saída dele na luminária, assim o fio fica fixo e não há o perigo dele rasgar a lateral da luminária.Se tiver dificuldade em montar o fio com o soquete,interruptor e plug, peça ao maridão, namoradão ou alguém que saiba fazer, pois isso implica na segurança da luminária e a SUA.Em algumas lojas de artigos elétricos se vende esse fio pronto, com plug e interruptor, chamam-no de RABICHO.Cole as laterais em volta da base e umas nas outras.

A 'tampa" da luminária deve ser somente encaixada sobre a peça.Sugiro que você faça uma "dobradiça" de papel mais firme (talvez até de esparadrado, branquinho) , pequena, e fixe a tampa à lateral de trás, a tal onde sai o fio.E na lateral da frente, por dentro, cole um pedacinho de vareta, para apoiar a tampa.Isso não aparece na foto porque o pessoal do Re-nest não pensou nisso, mas EU pensei rsrsr.Achei a idéia da tampa super soltinha não muito prática.

Também achei pobrinho o acabamento dado na base, ver as ondulações do papelão não é muito bonito.Mas nada que uma tirinha de papel seda não resolva.Ou uma tira de papel em outra cor, preto por exemplo.

O resultado final é bacana.